Crianças com a possibilidade de se movimentar por conta própria, a partir de sua iniciativa, aprendem por si próprias a sentar, ficar de pé e caminhar.
A pediatra húngara Emmi Pikler dedicou atenção ao desenvolvimento independente das habilidades motoras de bebês e identificou uma variedade de posturas e movimentos corporais intermediários que não haviam sido reconhecidos anteriormente, mas que são constantemente utilizados pelas crianças ao brincar. Uma criança com liberdade de movimento é naturalmente cautelosa e se move com facilidade e confiança.
Comecei a aprender sobre a abordagem Pikler quando a minha filha Manu tinha cerca de 2 meses de idade, em uma roda de mães. Eu e meu companheiro decidimos não antecipar as posições motoras da Manu, tornando possível seu desenvolvimento motor livre ou auto-induzido, auto-iniciado.
O nosso papel foi construir um ambiente de muita segurança emocional, estando presentes com qualidade a cada momento em que nossa filha precisava de nós: na amamentação, na troca de fralda, no banho, na troca de roupa, no sono, na refeição… E nos retirando quando ela não precisava de nós, ainda que estivéssemos sempre presentes, observando suas pesquisas e descobertas, ou a sua atividade autônoma.
Neste arquivo de vídeos compartilho uma seleção de excertos com os registros que fiz da Manu brincando livremente, desde a posição deitada de costas no chão até o caminhar, o subir, o pular… Escolhi não mencionar a idade da Manu a cada novo movimento, para evitar comparações e porque bebês em movimento livre conquistam posições motoras em tempos diferentes, ou no seu próprio tempo.
Você irá notar que, a partir de um certo momento, o espaço de brincar ganha um cercado de madeira. Ao contrário do que possa parecer, estas cercas, também presentes no espaço da Creche Parental (museu Fridericianum, Kassel, documenta fifteen), visam garantir segurança e liberdade de movimento, sem que adultos precisem correr atrás de bebês e crianças pequenas dizendo “cuidado”, “não toque nisso”, “não faça aquilo”… Como dizia Emmi Pikler, precisamos proteger a criança dos perigos maiores, para que ela possa explorar os perigos menores.
Espero que este material seja útil para mães, pais, outros cuidadores e educadores inspirados na abordagem Pikler. Esses vídeos são livres para serem usados em grupos de estudo e aulas. Para quem está tendo contato com esta pedagogia pela primeira vez, espero que, após passar por este arquivo, você possa olhar bebês de uma forma diferente.
Graziela Kunsch, Kassel, 2022
*A primeira parte deste texto vem da narração inicial de “Mover-se em liberdade”, filme de Anna Tardos e Agnes Szanto, disponível na biblioteca da Creche Parental
PS: Cada página do arquivo mostra 12 janelas de vídeo. Para passar para as páginas seguintes, clicar nos pequenos números na parte inferior da página, abaixo dos vídeos, ao centro. Estou subindo vídeos aos poucos, de modo que o arquivo está em construção permanente.